29 de outubro de 2010

Excerto do texto "A Lâmina do Amor"

       “Estás aí?”
        A concisa mensagem havia de repousar na sua inóspita caixa de correio digital durante horas, até ser devorada em inquietos milésimos de segundos, quando a madrugada, inconformada, cedia já lugar à manhã.
        João não conseguira conectar-se com o sono. Este havia sido, irremediavelmente, afastado, naquela longa noite de Julho, pela ansiedade, pelo nervosismo, pelo calor sufocante que, teimosamente, varria a capital, mas, acima de tudo, pela sua invasora imagem, constantemente presente na sua memória. Meia dúzia de fotografias coloridas capturadas em cenários distintos, uma dúzia de extensas conversas insonoras, um vago e pálido perfil e uma presença virtual que, a cada dia, se impunha intempestivamente à sua vida real.
        Dois andares o separavam da rua, da avenida que carregava o nome da nação habitualmente designada como principal potência mundial. Lisboa começava timidamente a acordar. Os pássaros chilreavam veementemente, entretidos em pequenas e inocentes brincadeiras, ao mesmo tempo que espreitavam, de soslaio, a possibilidade de um pequeno-almoço gratuito. João esforçou-se por não despertar a sua esposa do profundo sono a que esta se havia entregue e fez, suavemente, deslizar o seu obeso corpo, parcialmente nu, até à casa-de-banho e daí até ao abafado escritório.
        Sentou-se à secretária, pousando os braços quentes na madeira maciça, ligou o computador e lançou o olhar para o exterior, vislumbrando, através dos vidros que apoiavam uma considerável porção de pó, os primeiros raios de sol a abraçar a cidade. De volta ao ecrã, certificou-se que abria o mais velozmente possível a inundada plataforma digital onde conhecera Andreia, assim se chamava a mulher de trinta e cinco anos que havia revirado a sua vida nas anteriores setenta e duas horas.


©copyright
"A Lâmina do Amor" é um texto de Pedro Miguel Rocha incluído no livro "Já não se fazem Homens como antigamente" da Editora Esfera do Caos.


Sem comentários: