25 de outubro de 2010

A primeira revelação: excerto da peça "Paciência de Chinês"

"Permitam que me apresente. Eu sou o fantasma deste teatro em ruínas. Não sei o meu nome mas sim o meu trabalho: assombrar este templo da mise-en-scène e garantir que todas as noites a peça «Paciência de Chinês» sobe ao palco. O meu salário? Cigarros.A eternidade paga-me em tabaco. Ignorem as minhas baforadas,por favor. Façam de conta que faz parte do espectáculo: um nevoeiro à moda do Shakespeare! O mestre da mistura do cómico com o trágico numa só peça. O artista que teve a lata de revelar as contradições da mente humana como se fosse um psicólogo, e deu ao público aquilo que ele queria: Otelo, Rei Lear, MacBeth,Hamlet, Romeu e Julieta, e muitas outras obras-primas. Infelizmente esta peça não é do mestre, mas de um aprendiz ainda muito verde nestas andanças. Mas não se queixem de má sorte.Eu sou um fantasma latagão, e mesmo assim tenho de o aturar pela eternidade afora.
Senhores e Senhoras, será a primeira vez que assistirão a este enredo em três actos. Mas, provavelmente, a trama vos será familiar.Fala de dois jovens enamorados que não fazem a mínima ideia de como amar. Numa cidade onde a vida corre stressada, a estética governa os brandos costumes, e o individualismo descambou em famílias disfuncionais. É na solidão das personagens que se centra a acção. Ao ouvirmos os pensamentos mais íntimos dos nossos protagonistas, os jovens Diana e Alexandre, percebemos que a sua relação luta contra desígnios insondáveis. Já não são os deuses gregos que controlam os nossos destinos, mas algo mais absurdo, como uma sociedade consumista e vazia de valores que apenas pede aos seus cidadãos que não assumam responsabilidades de gente adulta. Que lhes diz que já tudo foi inventado. E que se estiverem aborrecidos podem mudar de canal."

©copyright
"Paciência de Chinês" é uma peça de teatro de João Pedro Duarte incluída no livro "Já não se fazem Homens como antigamente" da Editora Esfera do Caos.

Sem comentários: